Brasil é um país ruim para idosos, aponta estudo


Brasil caiu 27 posições e atualmente ocupa o 56º lugar no ranking internacional de bem-estar social e econômico da terceira idade

111Falta de segurança, má qualidade do transporte público, baixa escolaridade e falta de saúde fazem do Brasil um mau país para idosos viverem. O Brasil atualmente ocupa a 56ª posição no Global AgeWatch 2015, levantamento que analisa os melhores países do mundo para idosos viverem, realizado pela organização HelpAge International em parceria com a Universidade de Southampton, do Reino Unido. O Brasil caiu 27 posições no último ano, ocupando a 10ª colocação entre países da América Latina. O levantamento leva em consideração o bem-estar social e econômico de idosos de 96 países.
Para elaboração do ranking, são analisados dados oficiais de cada país, referentes à segurança de renda, taxa de pobreza na velhice, grau de consumo, renda per capita, qualidade da saúde, expectativa de vida, sanidade psicológica, grau de atividade da terceira idade, empregabilidade, nível de instrução, ambiente social favorável, relações sociais pessoais, segurança física, liberdade cívica e acesso ao transporte público.
Os resultados, no caso do Brasil, apontam na mesma direção de reivindicações entoadas nacionalmente pela classe trabalhadora. “Os governos brasileiros têm continuamente implementado ou mantido políticas públicas que desvalorizam os aposentados de todo o país, como reajustes abaixo da inflação e novas fórmulas para o fator previdenciário, que conseguem, ainda, piorá-lo”, explica Paulo José Zanetti, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi).
Os países nórdicos, Suíça, Noruega e Suécia encabeçam o ranking, mostrando qual o destino mais convidativo para viver após a aposentadoria. Na América Latina, Panamá, Chile e Uruguai são os países que melhor tratam a terceira idade. No ranking geral, o Brasil ocupa a posição logo atrás da Bolívia e na frente da Nicarágua. Os piores países do mundo para idosos viverem são Moçambique, Malawi e Afeganistão.

Confira o rankingLouros à Previdência Social

Em um item o Brasil vai bem e se destaca. Trata-se da segurança de renda, ou seja, a certeza de que no final do mês o idoso terá uma aposentadoria. Todos os louros dessa posição têm um único nome: Previdência Social. Com um dos sistemas mais complexos do mundo, ela é alvo de ataques do capital financeiro que, com base no mito do seu déficit, quer sugar recursos do maior investimento social do país.

 

Recomendamos para você


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*