Metalúrgico realiza trabalho voluntário como técnico de futebol em São José dos Pinhais


Ex-atleta profissional, o trabalhador da Volks acredita no esporte como a prática do bem

Oscar Kirsten é associado do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) há 15 anos, desde quando começou a trabalhar na Volkswagen, em São José dos Pinhais. Estudioso, o metalúrgico é técnico em segurança do trabalho, engenheiro de produção e está se especializando em engenharia de segurança do trabalho. Contudo, o trabalhador esconde outras habilidades. Aos 12 anos de idade começou a participar das categorias de base do Atlético Paranaense e nunca mais se afastou do esporte. Já foi Amigo da Escola, treinando alunos da escola pública voluntariamente e hoje é coordenador de esportes da Volkswagen, além de ser o técnico voluntário do time de futebol de campo da Borda do Campo, que disputa torneios regionais.

Kirsten lembra com orgulho de seus tempos de jogador profissional. Aos 17 anos teve a oportunidade de jogar pelo União da Vitória, seguindo pelo Iguaçu, São Carlense, União Agrícola Barbarense e Associação Atlético Itararé.

Trabalho voluntário

O metalúrgico defende o esporte como a prática do bem, capaz de tirar a garotada da rua e das atividades ilícitas, oferecendo saúde e mais oportunidades.  “Eu faço esse trabalho porque eu amo de paixão participar da organização e do desenvolvimento de qualquer esporte, e principalmente do futebol”, relata Kirsten.

No final dos anos 1990 ingressou como voluntário no programa Amigos da Escola, iniciativa da Rede Globo com o objetivo de fortalecer a rede de ensino básica da escola pública brasileira. Em 2001, o ex-atleta teve a oportunidade de ser técnico do time Sociedade Esportiva Borda do Campo, de São José dos Pinhais. Desde então passou a treinar jovens e adultos em duas categorias, juniores (de 17 a 20 anos) e a categoria principal. Teve passagens por outros dois times, o Mixto (em 2004) e o Nacional do Boqueirão, na disputa da suburbana de 2013.

O ex-atleta conta que sua principal força para continuar fazendo os trabalhos voluntários vem da família. “Tenho total apoio da minha esposa e dos meus filhos. Sempre quando podem me acompanham. Para mim eles são fundamentais”, conta Kirsten, que há 14 anos é casado com Rose, e tem dois filhos, Stanley, de nove  anos, e Stephanny, de quatro anos.

Esporte na empresa e no sindicato

Por onde Kirsten passa, o esporte o acompanha. Na Volkswagen tornou-se coordenador de esportes em 2009. De lá pra cá tem organizado viagens, hospedagem de atletas e cronograma de atividades dos Jogos do Sesi nos quais os funcionários da empresa participam. Dentre as modalidades constam natação, atletismo, vôlei, futsal, futebol sete livre e master, e tênis de mesa.

Nos campeonatos do SMC, Kirsten também não poderia ficar de fora. Participa todos os anos do Time dos Amigos da VW. No último campeonato foram campeões, fato que se repete com frequência. Dessa vez, ele atuou como auxiliar técnico, em outras, fez parte dos atletas em campo.

Títulos e resultados

Além dos diversos títulos dos campeonatos do Sindicato, Kirsten obteve resultados importantes com os times que treinou. Em 2008, o Borda do Campo foi campeão da Liga de São José dos Pinhais, na categoria juniores. Em 2010 foi campeão novamente, desta vez com a categoria principal. Nos Jogos do Sesi, foi campeão regional como técnico no futebol 7 livre, além de dois vice-campeonatos estaduais.

Vencer sempre traz satisfação, mas Kirsten fala com maior emoção do resultado que teve com as crianças que treinou nas escolas. “Hoje eles são homens, e muitas vezes, quando encontro algum deles, me falam que a melhor época que tiveram foi quando fazíamos os treinos juntos,” conta o matelúrgico.

 

Recomendamos para você


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*